Tendências de decoração pós covid

Como consequência do período pandémico que vivemos de forma aguda nos anos anteriores, e que ainda hoje vivemos, existiram inúmeras alterações de comportamentos e formas de estar no Mundo, sendo a importância que damos à nossa habitação, uma das que mais se sentiu. Por essa razão, hoje vamos apresentar algumas das tendências de decoração pós-covid.

Fruto da obrigatoriedade de confinamento e de passarmos mais tempo em casa, passamos a olhar para a habitação de uma forma diferente e mais atenta. Hoje, damos mais valor a habitações com espaços exteriores (a venda de moradias disparou no período pós-pandémico) assim como a espaços de trabalho.

Mas não foi só ao nível da estrutura de base, planta ou dimensão das habitações que as mudanças se fizeram sentir. Também ao nível da decoração, passamos a estar mais atentos, e a valorizar aspetos decorativos e materiais que anteriormente não valorizávamos.

AS TRÊS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PÓS-COVID E AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS (DICAS ÚTEIS)

A sociedade mudou profundamente durante e após a pandemia, e o impacto no mundo da decoração também se fez sentir. Fruto disso, hoje existem novas formas de olhar para a decoração de espaços, e hoje, vamos listar algumas das tendências de decoração pós-covid, que se continuarão a fazer sentir um pouco por todo o Mundo.

1. MINIMALISMO

Uma das tendências de decoração dos últimos anos, inclusive no período pré-Covid, acentuou-se ainda mais no período pós-pandémico devido à já referida maior vivência das habitações e consequente procura por ambientes práticos e funcionais. Pese embora seja um estilo onde é mais difícil passar a sensação de conforto, tem sido muito adotado por decoradores e população em geral, que recorrem a uma utilização maior de cortinados ou tapetes, para gerar a sensação de conforto que fica em falta com a utilização de poucos objetos. Cores neutras, mobília multifuncional, e exploração de elementos de iluminação, tem forte adesão nesta que é uma das principais tendências de decoração pós-covid,

decoração

2. MATERIAIS NATURAIS

Uma das maiores alterações sociais que a pandemia trouxe para a sociedade foi sem dúvida a maior ligação do Homem com a Natureza. Como consequência disso, a procura por ambientes o mais natural possível também aumentou consideravelmente, com especial destaque para materiais como a madeira, que passou a ser utilizada massivamente em diversos elementos muito importantes da decoração, passando muitas vezes a assumir uma posição de claro destaque nos ambientes. Paralelamente, a utilização de plantas e flores, com cores mais fortes e até vibrantes, passaram também a ter uma elevada procura para contrastar com as diversas tonalidades de castanhos das madeiras. A iluminação, neste estilo tem também uma enorme importância.

3. DECORAÇÃO COMFY

Dos três estilos que mais se destacaram no período pós-pandémico, o estilo Comfy foi sem dúvida o que, por razões óbvias, ganhou mais destaque. Em confinamento total, a população passou a ter elevadas preocupações com o conforto dos diversos espaços da habitação, e conjunção de móveis e elementos de decoração passou a ser pensada para transmitir harmonia e conforto, com destaque para utilização de tecidos agradáveis em sofás, tapetes e cadeiras, utilização de almofadas e mantas em locais de descanso, além de uma grande preocupação com as questões de ventilação e luz natural, e utilização de cores neutras.

Estas são algumas das principais tendências de decoração do pós-Covid, sendo que, a utilização conjunta de dois estilos acima referidos, é muito comum. Nos próximos artigos vamos continuar a dar a conhecer algumas das tendências de decoração desta fase da nossa história, partilhando igualmente algumas imagens para se poder inspirar.

Caso se identifique com um ou vários destes estilos, no nosso gabinete de design de interiores podemos auxiliar na elaboração do projeto e escolha de todos os materiais decorativos, para poder atingir o resultado idealizado.

Contacte-nos para mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *